quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Métodos anticoncepcionais (Aos alunos 1º médio e interessados)


DOENÇAS CARDIOVASCULARES (Aos alunos do 1º anos ensino médio e interessados)

DOENÇAS CARDIOVASCULARES
FATORES DE RISCO
Hereditários:
Filhos de pessoas com doenças cardiovasculares têm maior possibilidade de adquirem doenças deste grupo.
Idade: A maioria das pessoas acometidas tem mais 65 anos.
Sexo: Homens são mais propensos as doenças cardiovasculares.
Fumo: Fumantes têm duas vezes mais risco de desenvolver as doenças cardiovasculares.
Colesterol: Na medida em que os níveis de colesterol estão mais elevados no sangue, junto a outros fatores de risco como hipertensão e fumo esse risco é ainda maior.
Hipertensão: A hipertensão aumenta o “trabalho” do coração, com isto pode atrofiar o músculo cardíaco que dilata e fica fraco e aumenta o risco de um acidente cardiovascular
Vida sedentária: Exercícios físicos regulares, moderados a vigorosos tem um importante papel em evitar doenças cardiovasculares.
Obesidade: Quando obesa há maior esforço no funcionamento do coração. Este fator está diretamente ligado a doença das coronárias, hipertensão, colesterol e diabete. Diminuir de cinco a dez quilos reduz o risco de doença cardiovascular.
Diabete Melito: O diabete aumenta significativamente o risco de doença cardiovascular e cerebral. Dois terços das pessoas com diabete morrem das complicações cardíacas ou cerebrais.
Anticoncepcionais orais: Atualmente há baixa quantidade de hormônios nos anticoncepcionais orais o que torna praticamente nulo o risco de doença cardiovascular para as mulheres. Porém as fumantes, as hipertensas, as diabéticas não devem usar anticoncepcionais orais, pois a associação aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Estar constantemente sob tensão emocional (estresse) pode fazer com que uma pessoa coma mais, fume mais e seja hipertensão. Certos medicamentos podem ter efeitos semelhantes, por exemplo, a cortisona, os antiinflamatórios e os hormônios sexuais masculinos e seus derivados.

sábado, 25 de outubro de 2008

GRAVIDEZ (aos alunos do 1º do ensino médio e a todos e qualquer interessado)

GRAVIDEZ

Resultado da fecundação de um oocito(gameta feminino) pelo espermatozóide(gameta masculino), envolvendo também o subsequente desenvolvimento, no útero, do feto que foi gerado pela fecundação, encerrando-se na expulsão, chamada de “parto” ou “nascimento”.
Na gravidez, a placenta forma grande quantidade dos hormônios: gonadotropina coriônica humana, estrogênio, progesterona e somatomotropina coriônica humana, sendo os três primeiros, e talvez, também o quarto, essências à continuação da gravidez.


ALERTA :

"A incidência de gravidez na adolescência está crescendo e, nos EUA, onde existem boas estatísticas, vê-se que de 1975 a 1989 a porcentagem dos nascimentos de adolescentes grávidas e solteiras aumentou 74,4%. Em 1990, os partos de mães adolescentes representaram 12,5% de todos os nascimentos no país. Lidando com esses números, estima-se que aos 20 anos, 40% das mulheres brancas e 64% de mulheres negras terão experimentado ao menos 1 gravidez nos EUA .
No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas que na década de 70, engravidam hoje em dia (
Referência). A grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e, por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos.
A Pesquisa Nacional em Demografia e Saúde, de 1996, mostrou um dado alarmante; 14% das adolescentes já tinhas pelo menos um filho e as jovens mais pobres apresentavam fecundidade dez vezes maior. Entre as garotas grávidas atendidas pelo SUS no período de 1993 a 1998, houve aumento de 31% dos casos de meninas grávidas entre 10 e 14 anos. Nesses cinco anos, 50 mil adolescentes foram parar nos hospitais públicos devido a complicações de abortos clandestinos. Quase três mil na faixa dos 10 a 14 anos." http://gballone.sites.uol.com.br/infantil/adolesc3.html

BIOTECNOLOGIA (aos alunos do 2º do ensino médio e interessados)

BIOTECNOLOGIA

DNA = molécula formada por milhões de nucleotídeos que possui todas as informações necessárias para gerar um ser vivo. O DNA é responsável pela transmissão das características hereditárias dos pais para seus descendentes e é organizado em estruturas chamadas cromossomos.

Nucleotídeos = designados pelas letras iniciais dos nomes das bases que os formam: adenina [A], citosina [C], guanina [G] e timina [T].

Mutações = são mudanças na sequência dos nucleotídeos. podem ser causadas por erros de copia do material durante a divisão celular, por exposição a radiação ultravioleta ou ionizante, mutagênicos químicos, ou vírus.

Enzimas de Restrição = servem para picotar (cortar) sítios específicos, isto acaba gerando pontas coesivas
Exemplos:
A enzima Hae III (figura 1), por exemplo, só corta o DNA no sítio correspondente à sequência GG/CC. DNA NORMAL Hae III reconhece a sequência e corta o DNA
A T C T G G C C G A T T C
T A G A C C G G C T A A G

DNA COM MUTAÇÃO Mutação substitui G por A (e C por T na outra fita) Hae III não reconhece a sequência e não corta o DNA
A T C T G A C C G A T T C
T A G A C T G G C T A A G
Uma mutação pode eliminar um sítio de restrição, ou criar um novo.

Curiosidade: Teste de DNA
A coleta é feita por um profissional biomédico através de punção digital, onde se obtém três(3) gotas de sangue, rápido e indolor. Os resultados só são liberados com índice de probabilidade superior a 99,99%.

No decorrer do bimestre teremos mais informações sobre biotecnologia, como curiosidades sobre clonagem e transgênicos.