terça-feira, 27 de abril de 2010

PARA OS ALUNOS CAETANO MIELE

E.E. Prof º Caetano Miele 1º manhã / 1 º bimestre – 2010. TURMA C



AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA – PROFª. CINTIA

1. (UNESP) A luz não influi na respiração das plantas. Mantendo-se a planta em ambiente com O2, e temperatura constante, a respiração é a mesma nas várias horas do dia, conforme indicado por linhas pontilhada na figura a seguir. A fotossíntese é influenciada pela quantidade de luz que a planta recebe. Medindo-se o volume de O, que a planta produz com a curva da fotossíntese indicada adiante.



Analise a figura a seguir e responda.

a) Em quais horários a respiração é maior do que a fotossíntese? DAS 18 H AS 06H.

b) Em que momentos os volumes dos gases consumidos e igual ao volume liberado pela fotossíntese.

7H e 17H.

2. Numa cadeia alimentar constituída por vegetais, gaviões, gafanhotos, rãs e cobras, qual dos organismos ocupa o nível trófico mais alto e qual ocupa o nível mais baixo?

Vegetais, gaviões.

3. Em relação aos cloroplastos, assinale a alternativa que expressa um conceito incorreto:

a) são responsáveis pela síntese de substâncias orgânicas.

b) todos os vegetais apresentam cloroplastos com exceção de fungos, algas azuis, bactérias.

c) são providos de clorofila, caroteno, xantofilas e ácidos nucléicos.

d) são responsáveis pelas oxidações celulares.

e) libertam oxigênio quando expostos à luz branca do sol.



4. (CESGRANRIO) Um ecossistema tanto terrestre como aquático se define:

a) exclusivamente por todas as associações de seres vivos;

b) pelos fatores ambientais, especialmente climáticos;

c) pela interação de todos os seres vivos;

d) pela interação dos fatores físicos e químicos;

e) pela interação dos fatores abióticos e bióticos.



5. (FUVEST) Qual é o significado dos decompositores num ecossistema?



6. A biologia é uma das ciências naturais e estuda os fenômenos relativos à vida. Assinale as proposições que apresentam associações corretas entre os ramos da biologia e os seus objetos de estudo.

(01) Genética – estudo da hereditariedade.; (02) Zoologia – estudo dos vegetais.; (04) Botânica - estudo dos animais.; (08) Citologia – estudo das células.; (16) Histologia – estudo dos tecidos.; (32) Anatomia – estudo dos fungos. A soma das definições corretas é: ______.



7. Relacione as colunas

( a ) autótrofo ( f ) possui membrana nuclear

( b ) fotossíntese ( g ) possui mais de uma célula

( c ) heterótrofo ( h ) capacidade de reagir a estímulos

( d ) Procarionte ( b ) processo de produção de alimentos

( e ) unicelular ( c ) se alimentam de outros seres

( f ) eucarionte ( d ) o material genético não está em um núcleo

( g ) pluricelular ( i ) etapas do desenvolvimento de um ser vivo

( h ) excitabilidade/irritabilidade ( a ) seres que produzem seu alimento

( i ) ciclo vital ( e ) possui apenas uma célula

PARA OS ALUNOS CAETANO MIELE

E.E. Prof º Caetano Miele 1º manhã / 1 º bimestre – 2010. TURMA B



AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA – PROFª. CINTIA

1. (UFRJ) Dois grupos de ratos A e B, foram colocados em câmaras de vidro transparente. No grupo A, cada câmara continha uma planta verde, separada por uma tela. No grupo B, cada câmara não continha a planta verde.



As câmaras foram, então, hermeticamente fechadas e colocadas em ambiente iluminado. Após algum tempo, os ratos de um dos grupos morreram, enquanto os ratos do outro grupo resistiram por mais tempo. Qual dos dois grupos de ratos sobreviveu por mais tempo? Qual a explicação para esse FATO?

DO GRUPO A, POIS DEVIDO A PLANTA TINHA LIBERAÇÃO DE OXIGÊNIO.

2. (UNICAMP) Compare fotossíntese com respiração em relação aos seguintes aspectos:

a) Período do dia em que ocorrem. FOTOSSÍNTESE, DURANTE O DIA E A RESPIRAÇÃO A TODO MOMENTO

b) Substâncias consumidas. FOTOSSÍNTESE: CO2 E ÁGUA. RESPIRAÇÃO: OXIGÊNIO

c) Substâncias produzidas. FOTOSSÍNTESE: BIOMASSA (CARBOIDRATO E PROTEINA). RESPIRAÇÃO: GÁS CARBÔNICO.


3. Os diversos níveis de organização biológica são:

(1) ecossistema

(2) célula

(3) indivíduo

(4) sistema

(5) tecido

(6) comunidade

(7) órgão

(8) população

A seqüência correta é:

a) 2 – 5 – 7 – 4 – 3 – 8 – 6 – 1
b) 2 – 5 – 7 – 4 – 8 – 3 – 1 – 6
c) 2 – 5 – 7 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
d) 5 – 7 – 2 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
e) 7 – 5 – 6 – 3 – 4 – 8 – 1 – 2


4. A biologia é uma das ciências naturais e estuda os fenômenos relativos à vida. Assinale as proposições que apresentam associações corretas entre os ramos da biologia e os seus objetos de estudo.

(01) Genética – estudo da hereditariedade.; (02) Zoologia – estudo dos vegetais.; (04) Botânica - estudo dos animais.; (08) Citologia – estudo das células.; (16) Histologia – estudo dos tecidos.; (32) Anatomia – estudo dos fungos.

A soma das definições corretas é: __24___.


5. Células procarióticas são encontradas em bactérias. Marque o item que trata das características da bactéria.

a) Núcleo organizado.
b) Núcleo desorganizado.
c) Ausência de mitocôndrias.
d) Presença de ribossomos.
e) Presença de complexo de Golgi.


6. Cada pessoa organiza o banho, a carteira e o armário à sua maneira. Mesmo quem cultiva a bagunça vive dizendo que a sua é organizada. Para ordenar usamos critérios. Por exemplo, um conjunto de indivíduos da mesma espécie forma a(o):

a) biosfera.
b) ecossistema.
c) comunidade.
d) população.
e) organismo.


7. (FUVEST) Qual é o significado dos decompositores num ecossistema?

DECOMPÕEM MATERIA ORGÂNICA MORTAS E VOLTA DA MESMA A CADEIA ALIMENTAR.

terça-feira, 13 de abril de 2010

PARA TODOS OS MEUS ALUNOS EM ESPECIAL PARA OS EXS-ALUNOS EXETECS

PARA TODOS OS MEUS ALUNOS EM ESPECIAL PARA OS EXS-ALUNOS EXETECS CARRÃO E JAIME TORRES.

RESPEITO E AMO TODOS MEUS PROFESSORES ATÉ HOJE E SEI QUE SEMPRE VOU AMA-LOS, ALGUNS CONSIDERO MEUS MESTRE E TENHO A QUE CONSIDERO MINHA MÃE MA EDUCAÇÃO, QUEM TIVER O PRAZER DE CONHECER UM DIA OU LER ALGO QUE ELA ESCREU E ESCREVE PROFESSORA MARIA DELOURDES MACIEL. BOM ISSO TUDO PARA DIZER QUE SEMPRE AMAREI VOCÊS COMO MEUS ALUNOS E SE PRECISAR DE EUZINHA TENDO TEMPO OS SERVIREI COM PRAZER, RESPEITO E AMOR.

SEGUE UMA MENSAGEM QUE RECEBI DO PADRE MARCELO E DIVIDO COM VCS!

Na vida todos nós enfrentamos desilusões.



Nos decepcionamos com amigos, parentes, e até conosco mesmo.


Nos desiludimos quando vemos um sonho se transformar em pesadelo, um alvo se transformar numa miragem bem


distante, um desejo desaparecer como uma neblina.


A desilusão dói, como um ferimento.


Atinge a qualquer um, sem acepção.


Mas o importante é saber que novos sonhos podem ser sonhados, e que um novo dia certamente amanhecerá.


Fomos criados por Deus com a incrível capacidade de nos recuperarmos.


Fomos feitos com a capacidade de sair das cinzas para a glória, do nada para o tudo, da derrota para a vitória.


Como a águia, temos dentro de nós o desejo de voar grandes alturas, portanto também acima das desilusões.


Cada desilusão é um convite a um novo sonho, a uma nova visão da vida.


É um convite a um novo desafio, a um novo caminho...
 
BEJOS NO CORAÇÃO!
 
 PROFESSORA CINTIA