quarta-feira, 29 de outubro de 2008

DOENÇAS CARDIOVASCULARES (Aos alunos do 1º anos ensino médio e interessados)

DOENÇAS CARDIOVASCULARES
FATORES DE RISCO
Hereditários:
Filhos de pessoas com doenças cardiovasculares têm maior possibilidade de adquirem doenças deste grupo.
Idade: A maioria das pessoas acometidas tem mais 65 anos.
Sexo: Homens são mais propensos as doenças cardiovasculares.
Fumo: Fumantes têm duas vezes mais risco de desenvolver as doenças cardiovasculares.
Colesterol: Na medida em que os níveis de colesterol estão mais elevados no sangue, junto a outros fatores de risco como hipertensão e fumo esse risco é ainda maior.
Hipertensão: A hipertensão aumenta o “trabalho” do coração, com isto pode atrofiar o músculo cardíaco que dilata e fica fraco e aumenta o risco de um acidente cardiovascular
Vida sedentária: Exercícios físicos regulares, moderados a vigorosos tem um importante papel em evitar doenças cardiovasculares.
Obesidade: Quando obesa há maior esforço no funcionamento do coração. Este fator está diretamente ligado a doença das coronárias, hipertensão, colesterol e diabete. Diminuir de cinco a dez quilos reduz o risco de doença cardiovascular.
Diabete Melito: O diabete aumenta significativamente o risco de doença cardiovascular e cerebral. Dois terços das pessoas com diabete morrem das complicações cardíacas ou cerebrais.
Anticoncepcionais orais: Atualmente há baixa quantidade de hormônios nos anticoncepcionais orais o que torna praticamente nulo o risco de doença cardiovascular para as mulheres. Porém as fumantes, as hipertensas, as diabéticas não devem usar anticoncepcionais orais, pois a associação aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Estar constantemente sob tensão emocional (estresse) pode fazer com que uma pessoa coma mais, fume mais e seja hipertensão. Certos medicamentos podem ter efeitos semelhantes, por exemplo, a cortisona, os antiinflamatórios e os hormônios sexuais masculinos e seus derivados.

Nenhum comentário: