terça-feira, 4 de maio de 2010

PARA OS ALUNOS CAETANO MIELE

 1 º bimestre – 2010. TURMA D


AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA – PROFª. CINTIA



1. (UFC) Leia os versos a seguir e responda o que se pergunta:

"Luz do sol,

Que a folha traga e traduz,

Em verde novo,

Em folha, em graça, em vida,

Em força, em luz". Caetano Veloso

a) A qual processo metabólico das plantas o poeta está se referindo? FOTOSSÍNTESE

b) Que estruturas e moléculas orgânicas devem estar presentes nas células desses organismos e que são indispensáveis para realizar este processo? CLOROPLASTOS E CLOROFILA.

c) Qual é a equação geral deste processo e que comparação pode-se fazer com a equação geral da respiração celular aeróbica?

d) Se você tivesse que escolher entre duas lâmpadas, uma azul e outra verde, para iluminar as plantas de um aquário, qual seria a escolha correta, objetivando-se uma maior eficiência do processo cujo nome é solicitado no item A desta questão? Por quê? AZUL. EFICIENCIA DE LUZ.

e) Que diferença ocorre com este processo, quando o mesmo é realizado pelas sulfobactérias, microorganismos que vivem em ambientes anaeróbios?



2. Que tipos de organismos devem estar necessariamente em um ecossistema para que ele se mantenha?

a) herbívoros e carnívoros b) produtores, herbívoros e carnívoros

c) produtores e decompositores d) produtores e herbívoros

e) herbívoros, carnívoros e decompositores.





3. (USP) O esquema abaixo representa uma teia alimentar em uma comunidade de lagos.







Sabendo-se que os peixes dessa comunidade servem de alimento para uma ave, podemos dizer que, nessa teia alimentar, essa ave comporta-se, exclusivamente, como:

a) consumidor de primeira ordem b) consumidor de segunda ordem

c) consumidor de terceira ordem d) consumidor de segunda e terceira ordens

e) consumidor de terceira e de quarta ordem.



4. (FEI) A ausência de cloroplastos nas células das raízes subterrâneas e nas células mais internas dos vegetais é justificada pelo fato de que:

a) a presença de água e dos nutrientes orgânicos e inorgânicos do solo são fatores desencadeantes da síntese de todos os plastos, independentemente do fator luz.

b) órgãos subterrâneos em hipótese alguma conseguem formar plastos e proplastos.

c) a presença da luz é fundamental para que se forme a clorofila e para a organização dos plastos.

d) a aeração do solo interfere diretamente na diferenciação dos cloroplastos, mas não no processo da tomada de água pelas raízes.

e) a temperatura do solo não interfere no mecanismo de absorção de água pela raiz, mas apenas na produção de clorofila e dos cloroplastos.



5. A biologia é uma das ciências naturais e estuda os fenômenos relativos à vida. Assinale as proposições que apresentam associações corretas entre os ramos da biologia e os seus objetos de estudo.

(01) Genética – estudo da hereditariedade.; (02) Zoologia – estudo dos vegetais.; (04) Botânica - estudo dos animais.; (08) Citologia – estudo das células.; (16) Histologia – estudo dos tecidos.; (32) Anatomia – estudo dos fungos.

A soma das definições corretas é:__20____.

Nenhum comentário: