terça-feira, 4 de maio de 2010

PARA OS ALUNOS CAETANO MIELE

 1 º bimestre – 2010. TURMA D


AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA – PROFª. CINTIA



1. (UFC) Leia os versos a seguir e responda o que se pergunta:

"Luz do sol,

Que a folha traga e traduz,

Em verde novo,

Em folha, em graça, em vida,

Em força, em luz". Caetano Veloso

a) A qual processo metabólico das plantas o poeta está se referindo? FOTOSSÍNTESE

b) Que estruturas e moléculas orgânicas devem estar presentes nas células desses organismos e que são indispensáveis para realizar este processo? CLOROPLASTOS E CLOROFILA.

c) Qual é a equação geral deste processo e que comparação pode-se fazer com a equação geral da respiração celular aeróbica?

d) Se você tivesse que escolher entre duas lâmpadas, uma azul e outra verde, para iluminar as plantas de um aquário, qual seria a escolha correta, objetivando-se uma maior eficiência do processo cujo nome é solicitado no item A desta questão? Por quê? AZUL. EFICIENCIA DE LUZ.

e) Que diferença ocorre com este processo, quando o mesmo é realizado pelas sulfobactérias, microorganismos que vivem em ambientes anaeróbios?



2. Que tipos de organismos devem estar necessariamente em um ecossistema para que ele se mantenha?

a) herbívoros e carnívoros b) produtores, herbívoros e carnívoros

c) produtores e decompositores d) produtores e herbívoros

e) herbívoros, carnívoros e decompositores.





3. (USP) O esquema abaixo representa uma teia alimentar em uma comunidade de lagos.







Sabendo-se que os peixes dessa comunidade servem de alimento para uma ave, podemos dizer que, nessa teia alimentar, essa ave comporta-se, exclusivamente, como:

a) consumidor de primeira ordem b) consumidor de segunda ordem

c) consumidor de terceira ordem d) consumidor de segunda e terceira ordens

e) consumidor de terceira e de quarta ordem.



4. (FEI) A ausência de cloroplastos nas células das raízes subterrâneas e nas células mais internas dos vegetais é justificada pelo fato de que:

a) a presença de água e dos nutrientes orgânicos e inorgânicos do solo são fatores desencadeantes da síntese de todos os plastos, independentemente do fator luz.

b) órgãos subterrâneos em hipótese alguma conseguem formar plastos e proplastos.

c) a presença da luz é fundamental para que se forme a clorofila e para a organização dos plastos.

d) a aeração do solo interfere diretamente na diferenciação dos cloroplastos, mas não no processo da tomada de água pelas raízes.

e) a temperatura do solo não interfere no mecanismo de absorção de água pela raiz, mas apenas na produção de clorofila e dos cloroplastos.



5. A biologia é uma das ciências naturais e estuda os fenômenos relativos à vida. Assinale as proposições que apresentam associações corretas entre os ramos da biologia e os seus objetos de estudo.

(01) Genética – estudo da hereditariedade.; (02) Zoologia – estudo dos vegetais.; (04) Botânica - estudo dos animais.; (08) Citologia – estudo das células.; (16) Histologia – estudo dos tecidos.; (32) Anatomia – estudo dos fungos.

A soma das definições corretas é:__20____.

PARA OS ALUNOS CAETANO MIELE

1 º bimestre – 2010. TURMA A




AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA – PROFª. CINTIA



1. (ESAL-MG) A fotossíntese é um dos mais importantes fenômenos que ocorrem na Natureza, pois todos os seres vivos dependem direta ou indiretamente desse processo.

a) Justifique a proposição acima. ESTA É RESPONSÁVEL PELABIOMASSA E LIBERAÇÃO DE OXIGÊNIO.

b) Qual a organela citoplasmática responsável pela fotossíntese? CLOROPLASTO.

c) Quais os produtos da etapa fotoquímica da fotossíntese? CARBOIDRATO E PROTEÍNA.



2. (FEI-SP) Com relação à fotossíntese, qual a interpretação que se pode dar ao gráfico ao lado?

QUANDO MAIOR A INTENSIDADE SOLAR MAIOR O PROCESSO (MAIS OCORRE O PROCESSO).

3. (FUVEST) Células de certos organismos possuem organelas que produzem ATPs (ENERGIA) e os utilizam da síntese de substância orgânica a partir de dióxido de carbono. Essas organelas são:

a) os lisossomos b) os mitocôndrios

c) os cloroplastos d) o sistema de Golgi

e) os nucléolos



4. A fotossíntese libera para a atmosfera:

a) o oxigênio; b) o oxigênio proveniente dos gases;

c) o gás carbônico proveniente da respiração; d) o vapor d’água absorvido pela luz;

e) o gás carbônico e o oxigênio provenientes da respiração.



5. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e indique a seqüência correta:

1ª COLUNA 2ª COLUNA

(1) População ( ) Comunidade associada às condições físicas e químicas de uma região geográfica.

(2) Comunidade ( ) Populações existentes numa determinada área.

(3) Biosfera ( ) Grupos de indivíduos de uma determinada espécie ocupando determinada área.

(4) Ecossistema ( ) Ambiente habitável pelos seres vivos.



a) 4 - 2 - 3 – 1 b) 3 - 2 - 4 - 1

c) 4 - 2 - 1 – 3 d) 4 - 3 - 1 – 2



6. A biologia é uma das ciências naturais e estuda os fenômenos relativos à vida. Assinale as proposições que apresentam associações corretas entre os ramos da biologia e os seus objetos de estudo.

(01) Genética – estudo da hereditariedade.; (02) Zoologia – estudo dos vegetais.; (04) Botânica - estudo dos animais.; (08) Citologia – estudo das células.; (16) Histologia – estudo dos tecidos.; (32) Anatomia – estudo dos fungos. A soma das definições corretas é: __20_____.



7. (FUVEST) Qual é o significado dos decompositores num ecossistema?

VOLTA DOS NUTRIENTES A CADEIA ALIMENTAR

PARA OS ALUNOS CAETANO MIELE

1 º bimestre – 2010. TURMA E


AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA – PROFª. CINTIA

1. Imagine-se observando ao microscópio óptico comum dois cortes histológicos: um de fígado de rato e o outro de folha de tomateiro. Cite a estrutura que permite identificar o corte da folha de tomateiro. CLOROPLASTO

2. Os seres vivos cujas células não apresentam separação nítida entre o material nuclear e o citoplasmático denominam-se:

a) Autotróficos quimiossintetizantes.

b) Autotróficos fotossintéticos.

c) Heterotróficos.

d) Eucariontes.

e) Procariontes.

3. (PUC-SP) A propriedade de “captar a vida na luz” que as plantas apresentam se deve à capacidade de utilizar a energia luminosa para a síntese de alimento. Na organela (I) onde ocorre esse processo (II), contém um pigmento (III) capaz de capturar a energia luminosa, que é posteriormente transformada em energia química. As indicações I, II e III referem-se, respectivamente a:

a) mitocôndria, respiração, citocromo.

b) cloroplasto, fotossíntese, citocromo.

c) cloroplasto, respiração, clorofila.

d) mitocôndria, fotossíntese, citocromo.

e) cloroplasto, fotossíntese, clorofila.

4. (FCC-SP) Qual das alternativas da tabela abaixo representa corretamente algumas das condições essenciais para a realização da fotossíntese?(+ fator essencial; – fator não essencial).

Gás carbônico Água Oxigênio

a) + + +

b) + + –

c) + – +

d) – + +

e) + – –



5. Em um aquário com água do mar, foi colocada uma pedra contendo 19 cracas, 4 anêmonas, 3 estrelas-do-mar, 2 caramujos, 5 talos de algas verdes e 6 caranguejos. Esse aquário contém.

a) uma comunidade e seis populações.

b) seis comunidades e seis populações.

c) uma comunidade e uma população.

d) duas comunidades e uma população.

e) duas comunidades e seis populações.

6. (FUVEST) O esquema ao lado representa uma teia alimentar. Dentre as múltiplas relações ecológicas mostradas pelas setas, destaque uma cadeia alimentar com cinco níveis tróficos. Classifique os elementos destacados de acordo com seu papel na cadeia.



PLANTAS (PRODUTOR), INSETO (C1º), PERDIZ (C2º), COBRA (3º) E ÁGUIA (C4º).